quinta-feira, maio 05, 2005

Inglaterra: comentador despedido por se esquecer de desligar o microfone

[ 2004/04/22 17:37 ] Redacção MaisFutebol

O comentador Roy Atkinson, que chegou a treinar o Manchester United, foi despedido na quinta-feira pelo canal de televisão ITV, depois de ter feito comentários racistas sobre o francês Marcel Desailly.
Atkinson tinha feito os comentários ao jogo entre o Chelsea e o Mónaco, das meias-finais da Liga dos Campeões, mas continuou a tarefa para lá do apito final. O único problema foi que alguém se esqueceu de desligar os microfones.

«He¿s what is known in some schools as a fucking lazy tick niger», disse Atkinson.
O que, traduzindo para português, ficaria qualquer coisa como:
«Ele é o que é designado por algumas escolas como um negro muito preguiçoso», isto já em versão bem suavizada.
Os comentários foram transmitidos para várias partes do Mundo, assim, em directo, e a situação já fez correr muita tinta em Inglaterra.
Atkinson veio entretanto pedir desculpas às pessoas que ofendeu. «Não foi um comentário intencional, mas foi muito infeliz. Eu nem sabia que o tinha dito. Trabalhei com mais jogadores negros, penso, do que qualquer outro treinador no país e aposto que nenhum deles me ouviu dizer-lhes isso», afirmou Atkinson, um dos mais famosos comentadores de futebol em Inglaterra, que, por causa dos referidos comentários, ficou agora sem emprego.
in: maisfutebol.iol.pt

Eu pergunto:
se estes comentários fossem acerca de um branco, será que também eram considerados racistas?
As mentalidades mais retrógradas têm a mania de descortinar racismo em qualquer frase que inclua a palavra "preto" ou "negro".
Acho que só se pode considerar como ofensa chamar preto a um preto, se quem analisar as declarações for preconceituoso a ponto de considerar que a raça é inferior à nossa. Então sim, chamar preto ao preto, ou cigano a um cigano, ou esquimó a um esquimó seria inferiorizá-los.
Polémicas à parte, o comentário foi realmente infeliz e o resultado só podia ser o despedimento...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

hummm... realmente branco preguiçoso não soa tão bem!!!!

quinta-feira, maio 05, 2005 6:34:00 da tarde  
Blogger Pedro said...

Hs,
Não só pisam como também passam a “linha”... já falei sobre está “espécie” em posts anteriores, e sinceramente... são poucos os que se aproveitam, preferia que estivessem em vias de extinção!
Magui,
O racismo existe, todos sabemos disso, mas muitas vezes é fruo de interpretações preconceituosas.
Temos outro exemplo (http://br.news.yahoo.com/050414/40/tc9y.html), no Brasil, de um jogador que foi preso no final do jogo por ter discutido com outro e lhe ter chamado “Negro” durante a partida de futebol...
Sim, ouviram bem... NEGRO... é claro que se fosse: F***o da P**a, Cab**o ou Co*no, não havia problema nenhum, mas foi... NEGRO... isso não se chama, nem mesmo a um Negro!
Se o outro jogador lhe tivesse chamado "Branco"? Será que também ia preso?

sexta-feira, maio 06, 2005 9:26:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home