terça-feira, abril 05, 2005

Back Flash...



Em San Diego, Califórnia, o palco escolhido para o arranque da ‘Vertigo Tour’ a 28 de Março, não ficaram dúvidas que a esta é a mais sóbria, contida e emocionalmente carregada digressão da história dos U2.
A excepção é precisamente a abertura, com uma chuva de confettis, a esconder um cenário dominado por uma torre de luzes e na ponta de uma ‘passerelle’ está Bono, o anfitrião da noite.

Para além de uma referência belíssima e audiovisual à carta dos Direitos Humanos durante ‘Running to Stand Still’, foi em ‘One’, afinal o tema da campanha criada especialmente para a ‘Vertigo Tour’, que surgiu o momento mais politicamente carregado da noite.
Referências pró-activas e directas para a ajuda a África, complementadas com a projecção do número 86483 – que permite acesso instantâneo dos espectadores à campanha –, confirmaram a tendência minimalista e discreta do ‘design’ da nova digressão da banda irlandesa.

Em jeito de balanço inaugural, foram acertadas as agulhas e feito o aquecimento, esperemos que esteja presente em Portugal o que faltou no arranque.
Se é que é possível minimizar a frustração de quem não tem bilhete para este concerto, esta foi a opinião geral do concerto de arranque desta nova tournée. Os fãs estavam à espera de algo mais...

O último concerto dos U2 em Portugal, realizou-se no estádio de Alvalade, que se tornou então, o ponto de peregrinação para 60.000 almas, sedentas de um grande concerto.
A anteceder a entrada dos U2, tocaram os Placebo, e assumindo o papel Dj. Howie B, que praticamente foram ignorados por todo o público.
Esperava-se então a entrada dos U2 e estava lançada a festa....
Ecoa PopMusik pelo estádio e começava o que eu classificaria de o maior concerto musical de sempre em Portugal, a emoção era forte e aquecia ainda mais a noite quente de Setembro que se fazia sentir.
Entram finalmente em palco os U2 e a multidão é como que levada ao êxtase... indescritível !!!
Para a história do concerto ficam gravadas na memória musicas como Pride, New Years Day, Lemon, Mysterious Ways, Discotheque, With or Without You, One, I Still Haven't found What I'm Looking For, I Will Follow e Where the Streets have no Name de muitas outras interpretadas nessa noite.

Quem esteve em Alvalade a 11- Setembro-1997 no concerto da “PopMart Tour”, dificilmente esquecerá aquele dia, o espectáculo foi simplesmente fantástico, inigualável e memorável...